quinta-feira, 29 de maio de 2008

Animação Sociocultural

A Animação Sócio-Cultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados." (UNESCO)

A animação sócio-cultural é um processo que visa a consciencialização participante e criadora das populações. Tem uma metodologia própria que, em termos gerais, tem as seguintes linhas mestras:
é um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se auto-desenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos;
é um despertar para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade;
é a aquisição da competência necessária para que os grupos (as comunidades) sejam agentes e não meros espectadores passivos.
O objectivo geral da Animação Sociocultural é trabalhar com as pessoas, reforçando a sua identidade, a sua participação social e a sua transcendência. Também é "educar" ou construir processo de desenvolvimento da pessoa ou do grupo.
A pessoa tem necessidade de ser, de ser mais, de proteger-se e de refazer-se. A necessidade de ser relaciona-se com as necessidades individuais que cada um possui para se ser pessoa; a necessidade de ser mais tem a ver com a necessidade da pessoa crescer, de viver com os outros; a necessidade de proteger-se significa proteger o que nos é querido e a forma de protecção é atacando; a necessidade de refazer-se lida com a necessidade espiritual de estar a crescer, a mudar. O ser humano necessita de passar por aprendizagens de forma a crescer e a encarar as mudanças da sua vida. Significa também dar sentido á vida. Necessidade de ser melhor.
Então, a animação tem como finalidade construir um processo que forme a Pessoa ou Ser naturalmente, proporcionando um ambiente educativo que responde à necessidade que cada um tem de acção, de explorar, experimentar, descobrir, de inventar e criar recursos, de sentir reconhecido, respeitado e apreciado, de manter relações próximas e de apoio mútuo.
A animação rege-se por quatro princípios:
- O acolhimento (confiança): as pessoas gostam de se sentir acolhidas, gostam de confiar nos outros. A animação serve para acolher pessoas e construir processos de confiança;
Os interesses (actividades): criando actividades que vão respondendo aos interesses de cada pessoa; experiências que devem ser vividas intensamente e reflecti-las, de modo a retirar ilações dessas experiências;
- A complexidade (totalidade): o ser humano tem identidade própria, é social, transcendente (ideais, sonhos, utopias que cada ser humano possui - lado espiritual);
- A liberdade (diversidade) – o ser humano é livre de fazer as suas próprias escolhas e de aceitar que as pessoas são diferentes (diversidade).

Sem comentários:

O nosso Projecto